domingo, 4 de outubro de 2009

AlmapBBDO utiliza ferramenta de guerrilha para as Havaianas Fit

Há algum tempo, conversando com Ramon Campelo(redator), disse que tinha interesse em trabalhar com guerrilha e que eu tinha um blog que tratava do assunto. Ele achou legal, me disse que a guerrilha e a internet seriam o futuro da comunicação. Cheguei a citar isso em algum post daqui, onde algumas pessoas comentaram e defenderam a propaganda tradicional, chegando até discutir construtivamente comigo. Isso é bom! :)
Em nenhum momento eu cheguei a dizer nesse blog que as mídias tradicionais iriam desaparecer. Nunca mesmo! Creio que tudo que vem de novo é pra se somar ao que já existe.
E essa questão de se discutir sobre guerrilha é uma coisa que incomoda alguns profissionais da tradicional propaganda.

Agora farei um paralelo a polêmica campanha da Havaianas Fit. Antes de tudo, quem ainda não viu o vt, dá uma olhada:
Isso já tá rolando na net há um tempo, mas ainda tem gente que não viu. O fato é que, de acordo com a AlmapBBDO(agência responsável pela criação), um grupo de idosos se sentiu ofendido e por esse motivo, a agência resolveu tirar o comercial do ar e colocou esse:
O que vocês acham que foi tudo isso? Realmente esse grupo de idosos reclamou? Ou será que foi uma ação de guerrilha?
Eu fico com a guerrilha. Mais especificamente, Marketing Invisível, uma das ferramentas desse segmento.
Vocês acham mesmo que um grupo de idosos se sentiu ofendido e reclamou sobre uma propaganda, sendo que a TV de hoje é repleta de mulheres seminuas dentre outras coisas mais?

Voltando ao que falei inicialmente...
Essa campanha da Havaianas Fit é uma prova de que a guerrilha está crescendo e que sua utilização de nada atrapalha as outras mídias, no caso, a TV. Foi utilizado o Marketing Invisível e Viral para gerar rodas de discurssões em volta do produto.
A guerrilha possui várias ferramentas, entre elas estão o viral, emboscada, invisível, PR stunt, astroturfing. Em todas o objetivo é de não se comprar mídia, diferente do que fez a Almap, que comprou. Ou seja, adaptaram a ação ao seu meio.

Essa ação se deve ao fato de que o consumidor não presta mais atenção em comerciais como antes. Isso é dito por profissionais de todos segmentos da comunicação. E adicionando a guerrilha à mídia tradicional, conseguiram o resultado desejado: fazer as pessoas se lembrarem do ocorrido e repassarem isso.

Enfim, uma grande adaptação para uma enorme idéia.

ps: ontem quase meia noite, me ligam dizendo que fui selecionado para o estágio na Mentes Digitais, para trabalhar com redes sociais. A outra seleção acontecerá hoje a noite no Augusto Franco. Espero que eu consiga :) Aprender mais sobre redes sociais num estágio vai me ajudar em muito na profissão de "publicitário guerrilheiro".

Nenhum comentário: