sábado, 26 de setembro de 2009

Senhor consumidor, anuncia minha marca?

Há mais ou menos 2 anos, conversando com um amigo, ele me disse que o orkut só era um modismo efêmero, assim como muitos outros que já se perderam no tempo. Só que isso não aconteceu, ele virou uma ferramenta indispensável na vida de muita gente, até da minha.

Eu falo tanto de guerrilha, mas não me recordo de ter comentado algo detalhado sobre redes sociais(1), ferramentas muito utilizadas em sinergia para obtenção de melhores resultados.

Como a maioria já sabe, as redes sociais surgiram nos ultimos anos trazendo para o nosso vocábulo palavras como twitter, orkut, facebook, youtube, myspace e flickr.
Elas vêm ganhando cada vez mais abrangência em todas classes sociais. E isso é um fator importante para a migração dos anunciantes, dos meios comuns para as redes.

As ações de guerrilha tem por objetivo gerar buzz(2), fazendo com que o próprio consumidor fale da marca e não ela própria.
Como as redes interligam pessoas, o uso dessas ferramentas são necessárias nessas ações.

O consumidor não é mais atingido como antes, isso é fato. Até no Encontro Sergipano de Comunicação muitos palestrantes comentaram sobre o fato de ser inovador para ganhar mais um espaço na mente do consumidor, além de que alguns mostraram exemplos de ações que geraram o buzz nas redes.

Assim como estas podem ser utilizadas como ferramentas de construção de marca, também servem para sua desconstrução. Um exemplo disso foi o que aconteceu recentemente com a United. Veja o vídeo abaixo para entender melhor:
Como vcs viram, o consumidor/músico teve seu violão quebrado e sepultado.
Eu vi esse vídeo semana passada, mas não tive tempo de postá-lo. Interessante que no Encontro Sergipano de Comunicação, Cléber Paradela da Agência TUDO, deu uma palestra sobre ações criativas com o uso das redes sociais. Ele ia mostrar esse mesmo vídeo e comentou algo que eu pretendia dizer aqui. O consumidor de hoje, manda.
Se a marca não se cuida, não procura uma relação mais próxima com seu target(3), a tendência é que se torne cada vez mais comum a criação de vídeos como esse de agora. O consumidor não aceita apenas um não como resposta, hoje em dia ele utiliza dessas ferramentas para denúncias.

Lendo um pouco sobre o assunto na internet, vi que a United ofereceu milhões para o cara tirar o vídeo da net e ele não tá nem aí.
Esse viral(4) ganhou uma repercussão enorme e, provou que com criatividade o dinheiro pode não ser o personagem principal de grandes sucessos virtuais.

ps: na semana que vem tem entrevista aqui no publisiridade. Aguardem!

Termos do post:
1- Redes Sociais: são redes que interligam pessoas, geralmente de mesmo interesse. Ex.: orkut e twitter.
2- Buzz: é o famoso boca a boca. Conhecido também como buzz marketing, tem por objetivo fazer com que as pessoas formem "rodas" de conversa sobre um determinado tema.
3- Target: o mesmo que público-alvo. Grupo específico de pessoas.
4- Viral: todo tipo de conteúdo, no caso, publicitário, que faz com que as pessoas repassem, viralizem.

Nenhum comentário: