Eu falo tanto de guerrilha, mas não me recordo de ter comentado algo detalhado sobre redes sociais(1), ferramentas muito utilizadas em sinergia para obtenção de melhores resultados.
Como a maioria já sabe, as redes sociais surgiram nos ultimos anos trazendo para o nosso vocábulo palavras como twitter, orkut, facebook, youtube, myspace e flickr.
Elas vêm ganhando cada vez mais abrangência em todas classes sociais. E isso é um fator importante para a migração dos anunciantes, dos meios comuns para as redes.
As ações de guerrilha tem por objetivo gerar buzz(2), fazendo com que o próprio consumidor fale da marca e não ela própria.
Como as redes interligam pessoas, o uso dessas ferramentas são necessárias nessas ações.
O consumidor não é mais atingido como antes, isso é fato. Até no Encontro Sergipano de Comunicação muitos palestrantes comentaram sobre o fato de ser inovador para ganhar mais um espaço na mente do consumidor, além de que alguns mostraram exemplos de ações que geraram o buzz nas redes.
Assim como estas podem ser utilizadas como ferramentas de construção de marca, também servem para sua desconstrução. Um exemplo disso foi o que aconteceu recentemente com a United. Veja o vídeo abaixo para entender melhor:
Como vcs viram, o consumidor/músico teve seu violão quebrado e sepultado.
Eu vi esse vídeo semana passada, mas não tive tempo de postá-lo. Interessante que no Encontro Sergipano de Comunicação, Cléber Paradela da Agência TUDO, deu uma palestra sobre ações criativas com o uso das redes sociais. Ele ia mostrar esse mesmo vídeo e comentou algo que eu pretendia dizer aqui. O consumidor de hoje, manda.
Se a marca não se cuida, não procura uma relação mais próxima com seu target(3), a tendência é que se torne cada vez mais comum a criação de vídeos como esse de agora. O consumidor não aceita apenas um não como resposta, hoje em dia ele utiliza dessas ferramentas para denúncias.
Lendo um pouco sobre o assunto na internet, vi que a United ofereceu milhões para o cara tirar o vídeo da net e ele não tá nem aí.
Esse viral(4) ganhou uma repercussão enorme e, provou que com criatividade o dinheiro pode não ser o personagem principal de grandes sucessos virtuais.
ps: na semana que vem tem entrevista aqui no publisiridade. Aguardem!
Termos do post:
1- Redes Sociais: são redes que interligam pessoas, geralmente de mesmo interesse. Ex.: orkut e twitter.
2- Buzz: é o famoso boca a boca. Conhecido também como buzz marketing, tem por objetivo fazer com que as pessoas formem "rodas" de conversa sobre um determinado tema.
3- Target: o mesmo que público-alvo. Grupo específico de pessoas.
4- Viral: todo tipo de conteúdo, no caso, publicitário, que faz com que as pessoas repassem, viralizem.
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