quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Guerrilha e Mídias Sociais


Ontem a agência Frente - Marketing de Guerrilha estava pedindo sugestões para um post novo no blog. Sugeri o uso das mídias sociais associadas às ações de guerrilha e eis que eles postaram:

Engraçado. Estamos usando uma mídia social para falar dela. Já virou lugar comum falar sobre "o fenômeno das redes sociais" e da sua importância blá blá blá... elas, não só para o marketing de guerrilha, mas para todo tipo de comunicação, são consideradas o boca a boca do mundo moderno. Então por que não usá-las como meio de divulgação ou até mesmo torná-las estrelas principais de grandes campanhas? Afinal, estamos na era em que trabalhar os nichos é a grande sacada, não é mesmo?

Em um antigo caso (talvez o primeiro), por exemplo, a Chevrolet convidou o blogueiro Rafael Ziggy para uma viagem pelo Brasil, onde ele visitava lugares, fazia fotos e vídeos para serem publicados no On the Road Again. Outro exemplo mais recente foi o da Espalhe que criou um personagem, onde Caio deixou de ser apenas Caio e se tornou Caio, o Sungaboy¹ que tem twitter e conta suas aventuras em um blog. Campanhas como essas oferecem a troca de experiências com os seguidores e admiradores da marca.Hoje, a grande maioria das pessoas querem ser ouvidas e produzirem seus conteúdos e "personagens" como esses só tendem a movimentar ainda mais esta ferramenta.

Apesar da última campanha citada ter bons índices de participação (vide comentários nas fotos do twitpic do Sungaboy) ela tem o apoio das mídias "tradicionais" ou jurássicas que poderiam ser abortadas nesse caso.
Vejam esse vídeo sobre mídias sociais. Bem legal!
Tema sugerido por @publisiridade através de nosso twitter

Comentário do @PUBLISIRIDADE:
O legal da mídia social é o que a galera da Frente disse: "são consideradas o boca a boca do mundo moderno". Guerrilha hoje em dia sem o uso dessas mídias é como cometer um pecado, porque o seu objetivo central é gerar o buzz² com baixo custo, virtudes presentes nesses meios.

OBRIGADO FRENTE!

Nenhum comentário: