domingo, 18 de outubro de 2009

Realidade Aumentada: uma realidade em Aracaju

Sei que para muitos o conteúdo desse post estará sendo considerado ultrapassado, mas como o principal público-alvo até então são amigos, acredito que a maioria nunca viu a Realidade Aumentada, muito menos sabem que tal tecnologia existe em Aracaju.

A Realidade Aumentada (AR - Augmented Reality) é uma tecnologia que virou tendência no mercado publicitário. Ela consisti na reprodução de imagens em 3D, misturando elementos virtuais aos reais, tudo a partir de um código impresso.
Para entender melhor o que eu disse, veja os dois vídeos abaixo. Onde o primeiro mostra o uso dessa tecnologia na venda de roupas e o outro mostra a interação que pode ser feita com o mundo real, no caso, é visto o uso de um protetor de tela para o Twitter.
Para os que viram algo parecido só em filmes devem estar se sentido entusiasmado com as possibilidades de uso dessa tecnologia para o meio publicitário.

O melhor de tudo é saber que em Aracaju, apesar de receber comentários "diminutivos" sobre o mercado, utiliza-se dessa tecnologia. A agência detentora é a Teaser Propaganda (criadora do case João e Lica). Acredito que ainda há barreiras entre clientes e agência para o uso dessa tecnologia, e os principais motivos devem ser verba ou coragem para inovar.

A primeira empresa a apostar nessa tecnologia foi a construtora Celi, que a usou para divulgar que o seu site já estava podendo ser visto pelo o iphone.
Foi por isso que iniciei o post falando que para alguns essa informação poderia estar sendo "velha", já que o seu uso se deu no mês de julho.
Aqui você vê o anúncio que eles veicularam:
É bom divulgar a real do mercado, pra ver se ofuscamos alguns comentários desnecessários.

ps: fonte de algumas informações e do anúncio no: prontofalei

Nenhum comentário: