sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Marketing de Guerrilha no Orkut



"A publicidade, como a conhecemos, necessita mais do que nunca do suporte de mídias alternativas, ações ousadas e outras ferramentas de comunicação. Uma dessas novas fórmulas é o marketing de guerrilha, que tem como principal proposta fazer um barulho diferente dos outros. A função de uma ação de guerrilha é exatamente furar esse congestionamento do mercado - no qual milhares de produtos gritam por atenção - e posicionar a marca ali, lado a lado com o consumidor. O Orkut é uma grande ferramenta para furar o congestionamento. Use sua criatividade" (p.79) "Empresas que quiserem deixar suas marcas gravadas não só na cabeça, mas também no coração dos consumidores, terão de procurar alternativas às mídias convencionais - e é aí que entre o Orkut Marketing."(p.84)

E são com essas palavras, do livro Orkut.com de André Telles que falarei sobre marketing de guerrilha no orkut.


Quem gosta do tema, sabe como é difícil encontrar boa referência, pois muitos autores tratam esse segmento de forma rápida e com poucos detalhes.
O Telles se torna uma exceção, porque fala do conceito, cita exemplos e ainda nos diz como aplicar as ferramentas na maior rede social do Brasil, o orkut.


Nos últimos anos, surgiram casos de pequenos empresários que fizeram um mega-sucesso do que em toda história do mundo dos negócios. E foram dois fatores que influenciaram para que isso ocorresse: internet e marketing de guerrilha.


Acredito que esses dois fatores serão cada vez mais fortalecidos na comunicação das marcas. O primeiro por possibilitar uma interação/relacionamento e o outro por se posicionar lado a lado ao seu público-alvo.

Dentre as ferramentas, como  a emboscada, arte urbana e performances, as que mais se adequam à mídia/ambiente internet, são o PR stunt e o viral. Ambas podem proporcionar um grande buzz na rede. A primeira por ser um "golpe de relações públicas", poderia se adequar na internet a fim de atingir os formadores de opinião, os quais propiciam um efeito dominó sobre a mensagem e a outra só potencializa a ação por meio dos mesmos.

Uma recente campanha baseada nessas ferramentas, foi a do Novo Orkut, a colossal rede social do tal Google.

Eles pegaram um influente blogueiro, o Danilo Miedi e utilizaram www.danilomiedi.blogspot.com como ponto central da campanha, além de ter o apoio de diversos famosos influentes na internet, como Os Seminovos, Skank e Detonautas. A partir daí, vários virais foram criados envolta dessa campanha, como os que estão abaixo:


A campanha gerou tanta repercussão por parte dos usuários, que até no ambiente offline, o Novo Orkut era tema central em rodas de amigos, universidades e bares. Muitos cobiçavam o convite pelo o novo.

Esse foi um grande exemplo de campanha guerrilheira na maior rede social do Brasil. E ainda assim, há aqueles empresários que não vem potencial nessa ferramenta, e os que veem, tem medo ou não sabem como agir.


Fica a dica: Leiam Orkut.com - como você e sua empresa podem tirar proveito do maior site de relacionamento do Brasil. O livro mixa estratégias como:
  • Marketing Pessoal;
  • Marketing de Relacionamento;
  • Marketing de Guerrilha;
  • Marketing Viral;
  • Segmentação de Mercado.

Um comentário:

Erivaldo Júnior (Siri) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.