Fala-se muito que as ações de guerrilha são necessárias nos dias de hoje por gerarem uma proximidade/interação com seu target, excluindo assim a possibilidade do mesmo se "defender" dos impactos publicitários recebidos diariamente dos meios tradicionais (outdoor, cartazes, folders etc). Com isso, tem se tornado cada vez mais comum falar para um pequeno grupo de consumidores de forma próxima, se relacionando com eles, do que se manter falando para a massa através de mídias não tão eficazes como antes. As ferramentas que nos possibilitam esse contato direto com o target, são as armas de guerrilha e a internet.
Para ilustrar esse contato, hoje falarei um pouco sobre a emboscada, uma ferramenta guerrilheira que é utilizada para associar sua marca a um evento, ou seja, se aproveitar de um acontecimento para se relacionar diretamente com seu público-alvo e para que o mesmo tenha a impressão de que você seja o patrocinandor.
Recentemente recebi um e-mail do Flavio, carioca e um dos criativos da agência portuguesa Bazooka. Ele me mostrou uma recente ação de emboscada que fez durante um debate sobre Persuasão - O Poder da Comunicação, onde foi convidado para falar de guerrilha.
"Fui convidado para falar sobre a “comunicação” onde os oradores convidados foram, eu como criativo da Bazooka e o Dir. de Conteúdos do canal RTP1 o primeiro canal da TV portuguesa.
Como fui chamado para “falar” de guerrilha, pensei que seria pertinente criar uma ação surpresa dentro do evento de modo a demonstrar que é possível com um baixo custo e grande impacto surpreender as pessoas.. e conseguimos. Com apenas um telefone e sacos com a logomarca, aumentamos a visibilidade da mesma junto ao target universitário(estudantes de comunicação), geramos buzz na comunidade da faculdade(Ismai) e memorizamos o evento na mente dos participantes."
Flávio - criativo da Bazooka
Como vimos, a emboscada permite uma interação com seu target sem ele perceber que está sendo impactado por uma mensagem publicitária, assim como em muitas outras ferramentas de guerrilha.
Geralmente essa ferramenta é utilizada em grandes eventos, onde pequenos anunciantes não tem verba/poder para anunciar em meio às grandes marcas, e acaba se aproveitando do acontecimento para interagir com seu público de forma mais próxima.
Um evento que está por vir e que vai dar muita dor de cabeça para os grandes anunciantes, será a Copa do Mundo, que com certeza será alvo de muitas emboscadas.
Será que o governo africano será rigoroso para que isso não aconteça?
Acompanhe o que o governo chinês fez nas Olimpíadas de Pequim para combater essas ações.
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