domingo, 27 de dezembro de 2009

A guerra dos conceitos - Parte 3

Depois de alguns dias de falhas na página do blogger, venho mostrar o penúltimo post do ano e a ultima parte da sessão Guerra dos Conceitos.


Dessa vez quem veio contribuir foi Andre Rabanea, CEO da agência Torke de Portugal e um dos organizadores do Croquete Awards - o primeiro festival de marketing de guerrilha internacional.


Torke:
Cada pessoa tem uma opinião diferente, até porque a denominação de marketing de guerrilha é interpretada de uma forma diferente de acordo com cada país.

Eu trabalho com o segmento há 7 anos e conheço as principais agências internacionais, até as visitei pessoalmente. Em países como Alemanha, Holanda, Inglaterra e EUA, o marketing de guerrilha é considerado todas as ações de marketing que não pedem autorizações legais para as fazer, como colagem de cartazes, distribuição de flyers e projeções nas paredes. Tudo com um conceito mais “ilegal”. E o marketing de guerrilha acaba sendo uma ferramenta dentro do Experimental Marketing, Brand Activation, Brand Action, Brand Experience ou Alternative Marketing.

Já para países como Brasil, Portugal, Espanha, França e Singapura, o marketing de guerrilha é mais abrangente e é como se fosse marketing alternativo, incluindo até ações em meios tradicionais, mas com um toque de “stunt” para gerar mais free mídia. Nestes países a guerrilha está mais focada para clientes grandes também e ações que não necessariaremente tem que ser low budget.

Entre os termos questionados, os classifico da seguinte forma:
Marketing de guerrilha e ações de guerrilha para mim acaba sendo a mesma coisa.

Guerra do marketing na minha opinião é quando os funcionários estão brigando para ver quem pega o café primeiro...uma guerra no marketing.

Marketing de guerra já parece mais o livro arte da guerra e usa mais as terminologias do exército para explicar técnicas de marketing.

Andre Rabanea - CEO da Torke


E aqui termina a sessão Guerra dos Conceitos, a primeira de muitas que serão feitas para o #publisiridadeblog. Muito obrigado George, Ricardo e Andre pela participação. Espero poder contar com vocês mais vezes para debater, popularizar e mostrar cada vez mais a importância do Marketing de Guerrilha para as empresas e para o mercado publicitário.


ps: o próximo post será o último desse ano. Farei uma retrospectiva das melhores ações guerrilheiras que mostrei no decorrer de 2009.

3 comentários:

Larissa Santiago disse...

a guerra pelo café ou pelo último biscoito é sim guerra do marketing!

parabéns Publishiridade!

nico disse...

Foi o que eu mais gostei do "guerra de conceitos".
Parabéns :)

Erivaldo Júnior (Siri) disse...

Obrigado Larissa e Nicole! :)