Ano de 2000, Chega ao Brasil o que viria a ser um dos programas mais lucrativos da história da TV Brasileira, o chamado BBB - Big Brother Brasil(ou Big Bosta Brasil para a crítica). E pegando o embalo desse sucesso, eis que vem as cópias, como A Casa dos Artistas e A Fazenda. Programas classificados como Reality Shows, e que abriram um leque para muitos outros.
Programas inúteis para alguns e um ótimo entretenimento para outros.
Com isso, os grandes anunciantes adentraram pela porta da frente, exibindo seus produtos e serviços. Eis que a mídia descobre a mina de ouro do século XXI, a exibição da vida pública.
Em paralelo a esse fenômeno, vem com a internet o que conhecemos por Orkut. Uma rede social que conecta vidas virtuais e reais. Onde mostrar o que os associados andam fazendo ou o que pretendem fazer é a tendência. Com isso, as pessoas começam a viver o seu próprio Reality Show. A vida se torna tão pública, que são vistos namoros acabando; pedófilos se aproveitando de jovens, dentre outras coisas. Mas também há de ter flores, como o reencontro de amigos de infância que não víamos desde então e a união de famílias afastadas por problemas passados.
Esse tipo de Reality Show já se instaurou na nossa cultura. Tanto que muita gente deixou de se importar com o que conversava pelo orkut, com as imagens que postava e com as comunidades que visitava.
Recentemente eu li um livro chamado Orkut.com - Como você e sua empresa podem tirar proveito do maior site de relacionamento do Brasil. Nele falava que até grandes empresas estão entrando nessa mania, dando transparência para o consumidor através desse contato, e sempre se precavendo de escândalos internos, pois ali estão sendo espionados - como diria Bial.
E depois de toda essa viagem sobre BBB e Orkut, agora falemos de Aracaju, isso, nossa terrinha. Parece que isso de tornar a vida pública já se tornou marca na nossa cultura, como falei anteriormente. Recentemente, em uma avenida da cidade, foi colocado por uma suposta revoltada o anúncio acima (o verde). Assim que vi isso rolando na net, pensei que fosse onda, mas em entrevista concedida pela empresa responsável pela criação, o gerente informou que isso não foi brincadeira, a Lica existe e quis tornar sua vingança pública. Em resposta, o tal João fez o mesmo; já esse não sei se foi verdadeiro.
Como costumo ter umas ideias loucas diariamente, pensei: Seria um ótimo jeito de chamar a atenção de certo público, associando à ação alguma marca. Começar o anúncio dessa forma no mínimo chamaria atenção. Fica a dica.
2 comentários:
ondah da poxa isso, eu vi foi na francisco porto msm!!
kkkkk seria massa se fosse de verdade xD
de nada, meu querido
você sabe que merece! =*
Postar um comentário