quarta-feira, 22 de julho de 2009

Tornar a vida pública é moda no século XXI.








Ano de 2000, Chega ao Brasil o que viria a ser um dos programas mais lucrativos da história da TV Brasileira, o chamado BBB - Big Brother Brasil(ou Big Bosta Brasil para a crítica). E pegando o embalo desse sucesso, eis que vem as cópias, como A Casa dos Artistas e A Fazenda. Programas classificados como Reality Shows, e que abriram um leque para muitos outros.
Programas inúteis para alguns e um ótimo entretenimento para outros.

Com isso, os grandes anunciantes adentraram pela porta da frente, exibindo seus produtos e serviços. Eis que a mídia descobre a mina de ouro do século XXI, a exibição da vida pública.



Em paralelo a esse fenômeno, vem com a internet o que conhecemos por Orkut. Uma rede social que conecta vidas virtuais e reais. Onde mostrar o que os associados andam fazendo ou o que pretendem fazer é a tendência. Com isso, as pessoas começam a viver o seu próprio Reality Show. A vida se torna tão pública, que são vistos namoros acabando; pedófilos se aproveitando de jovens, dentre outras coisas. Mas também há de ter flores, como o reencontro de amigos de infância que não víamos desde então e a união de famílias afastadas por problemas passados.


Esse tipo de Reality Show já se instaurou na nossa cultura. Tanto que muita gente deixou de se importar com o que conversava pelo orkut, com as imagens que postava e com as comunidades que visitava.



Recentemente eu li um livro chamado Orkut.com - Como você e sua empresa podem tirar proveito do maior site de relacionamento do Brasil. Nele falava que até grandes empresas estão entrando nessa mania, dando transparência para o consumidor através desse contato, e sempre se precavendo de escândalos internos, pois ali estão sendo espionados - como diria Bial.

E depois de toda essa viagem sobre BBB e Orkut, agora falemos de Aracaju, isso, nossa terrinha. Parece que isso de tornar a vida pública já se tornou marca na nossa cultura, como falei anteriormente. Recentemente, em uma avenida da cidade, foi colocado por uma suposta revoltada o anúncio acima (o verde). Assim que vi isso rolando na net, pensei que fosse onda, mas em entrevista concedida pela empresa responsável pela criação, o gerente informou que isso não foi brincadeira, a Lica existe e quis tornar sua vingança pública. Em resposta, o tal João fez o mesmo; já esse não sei se foi verdadeiro. 

Como costumo ter umas ideias loucas diariamente, pensei: Seria um ótimo jeito de chamar a atenção de certo público, associando à ação alguma marca. Começar o anúncio dessa forma no mínimo chamaria atenção. Fica a dica.

2 comentários:

Pura Química disse...

ondah da poxa isso, eu vi foi na francisco porto msm!!

Jessica disse...

kkkkk seria massa se fosse de verdade xD

de nada, meu querido
você sabe que merece! =*