sábado, 28 de novembro de 2009

Mídia Social associada ao Marketing Pessoal

Antes de tudo, o que é Mídia Social? Existem vários conceitos sobre o tema, mas para ser direto, é toda tecnologia feita para/pelo o usuário. Eles são os geradores de conteúdo.
Nesse momento estou usando uma mídia social, que é o blogger. Sem os blogueiros o serviço não existiria, ou seja, é um site feito para/por nós.


Desde que foi iniciada essa mania de blog, orkut, e outros sites, algumas pessoas os julgaram como modinhas passageiras. E o que vemos hoje é uma verdadeira pandemia de usuários "contaminados" por essa "modinha".


Esse sucesso deve-se a oportunidade que nós adquirimos de mostrar as caras para o mundo e conseguir a tão sonhada fama(para alguns), além da possibilidade de nos relacionarmos com pessoas de outros locais e reencontrarmos entes queridos do passado, presente, e em breve talvez o futuro oO. As mídias sociais supriram essas necessidades de muitos humanos, a fama e o relacionamento mútuo.


Com essa liberdade de expressão, começam a emergir os "figurões", pessoas totalmente sem noção do que sua exposição na rede virtual pode trazer para sua vida real. Aqui está um exemplo:




É, eu sei, triste, lamentável, ainda que para alguns possa ser engraçado. Imaginem o que o vídeo desse cara vai gerar em sua vida real.
Com essas oportunidades de exposição através das mídias socais, a vontade de ser famoso se instaura no indivíduo e faz com que ele se esqueça ou não se preocupe com o que isso pode gerar para ele.


O fato é que devemos ter muito cuidado com o que falamos/mostramos na rede, porque vivemos num Big Brother Virtual diário.


Ao invés de estar se mostrando por fama, já pensaram em utilizar essas mídias para se promover e criar uma boa imagem? Se não, aconselho que o façam, principalmente aqueles que estão à procura de emprego.


Desde de que o Orkut ganhou fama, algumas empresas começaram a observar o perfil dos seus entrevistados.(se assustou? Pois é verdade!) Em meio a essa altíssima concorrência de vários segmentos de mercado, elas começaram a utilizar como critério de desempate entre os candidatos, o modo deles se relacionarem na rede. Observavam escrita, fotos, perfil e até as comunidades para saber quem é de fato o sujeito, o que não tem como ser identificado por uma mera entrevista.
Isso tem se tornada cada vez mais comum, até em Aracaju. (antes que falem, ah... mais isso é só lá pro sul)


Alguns conselhos para serem aplicados nas redes:
 Twitter: 
  Se você é seguido por empresas em que você quer trabalhar ou até por amigos que tenham muitos contatos, prefira  twittar sobre assuntos referentes a mercado, ao invés de twittar sobre o seu ócio quase que anual.
   Se você quer fazer novas amizades e ter uma boa imagem, ao invés de falar sobre a cagada(tem gente que diz isso, acredite) que você deu depois da feijoada, fale sobre a ajuda que você deu para os seus amigos na hora de estudar.
 Blog:
   Se você tem um, defina um tema central e tente focar nele, ou se preferir continue a escrever sobre o que vc fez no seu dia. (nada contra quem o utiliza como diário, mas com limites)
 Orkut:
   Se você quer um emprego, se quer que os outros saibam que você é alguém bom, ou pelo menos tenta sê-lo, muito cuidado nas comunidades em que você entra. Evite as que tem "Eu odeio...", "Bebo ate cair" etc. Prefira as que mostrem o seu lado bom e profissional.


Esses conselhos servem também para outras mídias e redes sociais.


Um excelente livro que fala sobre como você pode tirar proveito do Orkut para promover você ou sua empresa, é o Orkut.com, de @AndreTelles, escritor, publicitário e sócio da agência digital Mentes Digitais. Recomendo o livro!

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